Como ter um jardim em apartamento

6 DICAS QUE AJUDARÃO VOCÊ A MONTAR UM JARDIM

Eu sou apaixonada em projetar jardins em apartamentos. Um espaço reduzido pode ser muito desafiador. Adequar plantas para esses espaços é muito divertido, pelo menos para mim, rs.

A maioria dos meus clientes tiveram experiencias negativas em tentar montar o próprio jardim.

Nesse post vou colocar alguns pontos que pode te ajudar a montar o seu jardim em apartamento ou até mesmo em um pequeno quintal.

1- Onde você irá colocar as plantas

Escolha um local onde tenha pelo menos luz indireta abundante. Não dá para cultivar plantas em locais escuros.

Também avalie se é uma passagem. Deve-se calcular não só o tamanho do vaso, mas também as copas das plantas.

Perceba se o local é de sol pleno, meia sombra ou indireta. Não se coloca uma planta de sombra em uma varanda face norte, de sol o dia todo. A pobrezinha vai ficar toda queimada.

2- O tamanho das plantas e dos vasos

O tamanho do vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta. Nada de vaso grande com planta pequena ou, o que é mais comum, vaso pequeno e uma planta de porte grande.

Além de esteticamente ser feio, a planta acaba não se desenvolvendo bem.

3-Ambiente fechado ou aberto

As varandas costumam ser um ótimo lugar para colocar plantas por conta da luminosidade.

Porém o fato de ser aberta ou fechada com vidro pode mudar tudo.

Fechada costuma ser mais quente e abafada. A proliferação de pragas é mais comum. O ar-condicionado também pode ser um problema.

Por outro lado, varanda aberta é melhor porque circula o ar, mas dependendo do andar e localização, os ventos fortes podem maltratar das plantas. Bem comum em coberturas.

A escolha de plantas deve ser de acordo com essas condições.

4- Aproveite as paredes

Se você tem pouco espaço, aproveite as paredes. Dá para fazer um quadro verde ou colocar plantas pendentes no teto. Lembrando que mesmo na parede, deve-se calcular pelo menos uns 30 cm para frente, que é o espaço do vaso e das folhas.

5 – Plantas que não sujam tanto

Plantas que sujam o piso também não são recomendadas. O bambu por exemplo, tem um movimento lindo e ocupa bem o espaço, porém ele faz muita sujeira.

6-Você é responsável em regar e adubar

Quando falamos em plantas em apartamento já pensamos em locais que não recebem chuva, salvo apartamento garden e cobertura.

Então você é o maior responsável em regar e adubar suas plantas. Se você é uma pessoa que viaja muito ou que não tem tempo, além de adquirir plantas resistentes a longos períodos de estiagem, tenha alguém de confiança para regar suas plantinhas.

Conclusão:

São muitos pontos a serem avaliados antes de você escolher a sua planta. Anote tudo e veja se as suas escolhidas irão se adaptar ao seu espaço.

Seja generoso na escolha do vaso, as plantas precisam de espaço, com exceção das orquídeas, mas isso já é um outro assunto.

Caso queira ajuda profissional, fale comigo!